Marrakech: 6 coisas que tens de fazer




No final de Agosto, eu e a minha família fomos ao continente africano pela primeira vez, a Marrakech, Marrocos.
Confesso que de início não achámos muita piada ao sítio. Estava imenso calor (tipo 48ºC e o tempo SUPER seco), não tínhamos muita água connosco e percebíamos zero daquilo.
Assim que chegámos, fomos para o Riad - é como que uma casa enorme transformada em hotel - e serviram-nos logo o chá típico deles.
Lá, o rececionista avisou-nos para termos cuidado com as motas, bicicletas e carros (digamos que não há regras de trânsito, e mesmo nas ruas estreitas cheias de pessoas passam muitas motas), quando estamos a usar o telemóvel para chamadas e isso, segurá-lo bem e do lado oposto aonde circulam os veículos e ACIMA DE TUDO NUNCA perguntar direções a locais que vão a passar.

Logo no 1º dia, íamos todos na boa a passear super contentes pela rua e já estávamos meio à toa (isto nas horas de maior calor). Então não é que aparece um homem marroquino super simpático a dizer que estava cheio de pressa para almoçar mas que nos ajudava?
A conversa foi assim:
     - Olá! Vocês vão para o Palácio da Bahia? Ele está fechado, só abre às 4h.
     - Ah! A sério? Nós íamos agora para lá...
     - Pois, mas agora está fechado... mas venham até aqui a uma loja muito bonita e muito boa. A minha mãe compra aqui as especiarias porque é só deste sítio que ela gosta.
(a esta altura já o estávamos a seguir, para o sentido oposto...)
     - *ele continuava* Eu não sou um guia, eu não quero dinheiro, só um obrigado! - e nós todos felizes e contentes da vida a pensar "epah! Ele é mesmo muito simpático!"

Lá nos conseguiu enfiar na loja, e lá nos explicou tudo acerca de especiarias, e depois chamou um dos responsáveis, e depois foi-se embora, e depois o homem da loja continuou a explicar tudo, e depois estávamos já um bocadinho cansados, e depois tivemos de comprar coisas...

Moral da história: confiem SÓ em turistas. Eles de certo que já estiveram onde querem ir. Há quem diga que podem perguntar direções a quem está nas lojas a vender. MENTIRA, ok? Eles saem das lojas. Eles dizem que os sítios fecharam para vos levarem a outros sítios.

Mas é tudo muito giro, adorei mesmo a experiência, foi mesmo muito diferente daquilo a que estou habituada. Ao fim ao cabo, eles fazem este género de coisas porque vivem muito do turismo, e esta experiência meio que acaba por nos "despertar", que à muita coisa no mundo, todas muito diferentes umas das outras, coisas que valem todas a pena.

Bem, agora que já fiz este testamento todo, aqui está uma listinha de algumas coisas que fiz e que acho que valem mesmo a pena:


1 - Ir aos souks




Nós fomos aos souks umas 2 ou 3 vezes enquanto estivemos em Marrakech, e dispendíamos umas quantas horas lá de cada vez.
Há mesmo muita coisa para ver e encontra-se de tudo: kaftans (túnicas) e babouchas (chinelos de couro) - ambas coisas tradicionais -, tapetes, chávenas, malas, chapéus, especiarias, acessórios, lanternas... digamos que muita coisa para pouco espaço na mala. Sinceramente, não vale a pena trazerem daqueles grandes tapetes e várias lanternas se depois não couber tudo na mala!

Regateiem sempre os preços. Normalmente, põem os preços umas quatro vezes acima daquilo que lhes custa (eles até acham graça estar ali a discutir preços).
Os melhores momentos para comprar a mais barato são ou logo de manhã, ou quando estiverem prestes a fechar.

                                                                1€ = +/-10 Dirham


2- Jardin Majorelle





Este foi um jardim criado pelo francês Jacques Majorelle, pintor apaixonado pela botânica. Este inspirou-se nos jardins islâmicos, com a luxúria e a diversidade de um jardim tropical. O jardim é composto por plantas exóticas e por espécies raras trazidas pelo pintor das suas viagens pelo mundo.
O artista criou ainda a cor "azul majorelle", cor com a qual se encontra decorado todo o jardim.
Vale imenso a pena visitar este jardim, é muito bonito e dá um ar diferente a Marrakech.
Quando lá fui, o tempo estava coberto, por isso, espero que se lá forem tenham mais sorte que eu ;)


3- Jardin Secret





Vimos na internet, num daqueles sites do tipo "10 coisas a não perder", um local chamado "Jardim Secreto" e umas imagens mesmo muito giras.
Eu fiquei do género "sim, pois, tão secreto que isso é" e quando lá chegámos até tinha uma espécie de bandeira vertical (???) a dizer que era ali (completamente secreto, como podem constar).
O jardim fica dentro de uma das Riads mais antigas de Marrakech e tem mais de 400 anos. No entanto, só em 2016 abriu ao público.
Vale imenso a pena visitá-lo e tirar imensas fotos!



4- Ver a transformação da praça




Aí por volta das 18h talvez, a praça Jemaa el-Fna, inicialmente vazia, começa a entrar num grande rodopio. De repente, aparece uma onda de gente a montar as bancas todas. Desde montras de sumo de laranja, a encantadores de serpentes, a homens com macacos para se tirar fotos, mulheres para fazer tatuagens henna, arrancadores de dentes... um pouco de tudo!
Se vos chamarem pelo nome, não se preocupem, eles não vos andam a perseguir. Eles é que decoraram uns quantos nomes de vários países e chamam-vos consoante a nacionalidade que pensam de que vocês são...

AVISO: quem quiser fazer tatuagens henna NÃO o faça nesta praça! As mulheres adicionam químicos que muitas vezes fazem reações alérgicas. Se fizerem, façam são umas castanhas que são só o pozinho misturado água e limão.



5- Madraça Ben Youssef






A Madraça Ben Youssef era uma escola religiosa para estudantes do Alcorão, mas que já não se encontra em funcionamento.
Prestem atenção aos detalhes, aos pormenores com que as paredes foram trabalhadas e aos azulejos.
Não é um daqueles monumentos super imponentes, mas dá para percorrer a escola com calma, tentar imaginar como é que aquilo deveria ser e tirar umas quantas fotografias giras.




6- Beber o chazinho típico




Assim que chegámos ao Riad - como disse logo no início - ofereceram-nos um chá, que é típico da zona, verde com menta.
Eles acrescentam sempre um bom bocado de açúcarm porque o chá é mesmo muito forte e não fica muito bem sem açúcar. Aconselho a experimentarem, mas se não quiserem com açúcar tem de o dizer.
Eu acabei por trazer um saquinho de chá para ter um "saborzinho" de Marrakech aqui em Portugal :)




Esta viagem foi super diferente das que eu já tinha feito até ao momento e adorei!
Qual foi a viagem que mais vos marcou?

Comentários